REP

DA ESCURIDÃO SURGE A LUZ.

16/03/2014 10:27

DA ESCURIDÃO SURGE A LUZ.

ENCONTRO PRESENCIAL 15/03/2014 – OSASCO

Fábio Oliveira Santos

Em qualquer aspecto, discussões de uma maneira ou de outra sempre contribuem para o desenvolvimento individual e coletivo, mais ainda, se o grupo é amadurecido no sentido intelectual ou mesmo um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto discutido. No processo, uns dominavam um pouco mais o conhecimento que outros e, durante as dinâmicas, apareceram e ajudaram os demais, além de contribuir muito com o desenvolvimento de todos.

Uma das dinâmicas chamou-me muito atenção, a partir dela pude, por um momento, compreender e a sensibilizar-me com situações que jamais vivi. Muitas vezes não temos a empatia ou mesmo a sensibilidade das limitações tanto nossas como de outras pessoas. Tornamo-nos frios em relação a isso, ou mesmo ignoramos.

A dinâmica que me fez refletir esse aspecto, tem relação com a condução de uma pessoa que tem limitações visuais, no caso, é cega. Iniciamos a tarefa com a vedação da olhos, ou seja, vedamo-os-os e outro participante guiou-nos por um determinado percurso.

Sensação horrível do meu ponto de vista, pois por alguns segundos não consegui compreender ou mesmo observar a realidade aparente a minha frente, faltava-me o essencial, a visão. Isso amenizou um pouco, quando o guia entrou em cena, de início não tive muita segurança, mas logo, parte disso se dissipou. Nesse momento, percebi a dependência que temos, seja em qualquer aspecto.

Quando terminou essa dinâmica pensei muito sobre isso, sobre os problemas que os deficientes visuais passam para locomoção, ou mesmo compreensão dos fatores do mundo, daí contribuirmos mais e melhor para que se diminua os problemas que todos atravessam.

Voltar

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.