REP

No início e durante...

16/02/2015 11:52

No início e durante…

Fábio Oliveira Santos

No início dos trabalhos, à Fábio, gosto de conhecer os alunos, conversar e rir bastante se for o caso. Nessa relação, constrói-se laços essenciais para o desenvolvimento de ambos.

No caso de estudantes com altas habilidades não vejo muita dessemelhança nessa abordagem, pois o motivo inicial é tranquilizar e deixar o aluno confortável para dar prosseguimento aos estudos. Evidentemente, a partir daí, toma-se algumas notas, algo que estudamos na D10, anotar para observar o caminho.

            Nas pesquisas que realizei, deparei-me com uma abordagem interessante para iniciar os trabalhos e, por que não, utilizá-la durante o processo de formação. Foi no núcleo de atividades de altas habilidades da Bahia, NAAH/S[1], a ideia inicial é apresentar um filme: A Cura, logo em seguida apresenta-se os objetivos:

Tema: Juventude: Consciência e Autoestima

Objetivo Geral

Retomar a discussão do filme "A cura" para trabalhar os temas abordados, a amizade, preconceito e discriminação, responsabilidade social, conceito de família, vida e morte.

Objetivos Específicos

Emitir opiniões sobre os temas;

Exercitar a empatia;

Aprender a se proteger e cuidar do outro;

Exercitar a oralidade (Fonte: https://cecrhabilidades.blogspot.com.br/2014/12/plano-de-aula-31-150122014.html Acesso em: 16/02/2015)

            Em ambientes acolhedores e seguros os alunos são propensos à discussão e à resolução de problemas, portanto com isso favorável, apresenta-se os objetivos e as metas que se devem buscar a partir de um problema real ou ficto. Pelas próprias características, esse tipo de estudo, a meu ver, é melhor aproveitado em grupos de aprendizagem, mas não há nenhum impedimento se for aplicado de maneira individual.

            Outro fator importante transparece no momento que consideramos os alunos e suas potencialidades, esta abordagem privilegia tanto os alunos Tipo Acadêmicos quanto os alunos Produtivos-criativos, não observamos um marco divisor nesse tipo de estudo.

            Contribui tanto no primeiro momento da abordagem inicial, como durante o processo educativo, o estudo por meio de filmes auxilia no processo criador, pois não existe a responsabilidade de apontar direções, essa fica ao encargo do planejamento professoral e o corpo docente da escola.

            Mais além, com o passar do tempo, outras atividades e objetivos são solicitados a partir dos interesses dos alunos e também dos indicadores sociais mais as expectativas dos professores.

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.