REP

Resenhando para o futuro: O Gênio do crime.

28/03/2013 15:55

 

A experiência de construir, seja que texto for, é muitas vezes uma experiência difícil e dolorosa: difícil porque é um repensar constante que se realiza no tempo, não em um tempo passado, muito menos no tempo presente ou futuro, mas no próprio tempo do qual criamos; também é dolorosa, creio, devido a uma insatisfação do escritor que jamais vê sua obra como acabada. Daí uma tarefa duplamente sôfrega, mas triplamente satisfatória, uma vez que consideramos a escritura, a angústia e a ansiedade como reflexos da própria satisfação, no sentido que o próprio pensamento, sobre essas perspectivas trazem por si o deleite de pertencer ao mundo e construí-lo.

Desse aspecto, resolvemos, em algum grau, compartilhar disso, e dessa maneira, propomos um pequeno exercício de criatividade que originou nesse livrinho. A partir da leitura do Livro o Gênio do Crime de João Carlos Marinho, os alunos da 8º série ou nono ano, como deve ser, escreveram as perspectivas que criaram a partir das leituras que fizeram. Algo, a meu ver, muito importante, uma vez que somente formam-se leitores e escritores lendo e escrevendo e, sobretudo, refletindo!

Vou mais além, parto do princípio que também se deve resgatar a história para reconstruir o fio, no melhor sentido machadiano, assim, o desenvolvimento desse opúsculo pretende guardar e resguardar, minimamente, evidentemente, a passagem pelos muros escolares.

 

 

 

 

Osasco, 28 de março de 2013.

Professor Fábio Oliveira Santos.

Voltar

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.