REP

Trovadorismo.

27/08/2015 19:23

Trovadorismo

Gabriel Da Silva Santos-1ºB

Por volta do século XI na Idade Média, surgiu um movimento literário e poético, chamado Trovadorismo. Por ser o primeiro movimento literário da língua portuguesa, surgiram as primeiras manifestações, as cantigas, que são os principais registros da época.

Também no século XI acontecia o “Amor Cortês”, um amor diferente, onde não podia haver contato físico entre duas pessoas, o que tornava o amor imaginário, isso acontecia porque esse amor era proibido pela sociedade como, por exemplo, o amor de um nobre e uma plebéia, daí surgiu o nome “ Amor Cortês”. Essa proibição também estabelecida pela igreja católica, que achava que o nobre era para se casar com outro nobre, para a união de seus bens, onde os plebeus continuavam a ser vassalos, o que proporcionava mais impostos à igreja, com isso o amor cortês acabava ganhando mais forças.

A igreja católica impôs alguns valores aos cavaleiros que servissem a igreja. Os cavaleiros foram se configurando como a personificação dos valores da nobreza. Onde além da coragem e bravura o cavaleiro deveria ser fiel, ter amor servil e ser gentil.

A igreja católica também foi uma grande produtora de arte na idade média, pois se manifestava das mais variadas formas: Na decoração de igrejas ou mosteiros, na construção de vitrais, na definição de estilos arquitetônicos, na cópia manuscrita de obras da cultura antiga e na criação das primeiras formas musicais cantadas por monges e coros de leigos. Isso para propagar a doutrina cristã.

Voltar

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.