REP

Blog

Notícias: se faz com notícia!

23/09/2012 15:26

 

Notícias: se faz com notícia!

Fábio Oliveira Santos

Introdução

Os estudos dos tipos, no sentido que Orlandi (1987) aponta, podem contribuir com a construção do saber na escola, mais que isso, definimos o gênero notícia para essa discussão a partir dos apontamentos de Dela Silva (s/d) e suas divisões do gênero notícia: impresso, rádio, televisão e internet.

Palavras Chaves: gêneros, notícia, internet.

De acordo com Orlandi (1987), é necessário, para o estudo tipológico, definir os tipos dominantes em seu uso é o que chamou de dominância, para o autor, todo discurso possui um tipo que, entre outras coisas, é o dominante, daí o conceito citado anteriormente.

No entanto, não se pode perder de vista que os gêneros discursivos são construídos socialmente, daí seu caráter dinâmico e mutável, em todo caso, a identificação dominante tipológica auxilia na compreensão do discurso e as intenções ideológicas que carregam.

Para melhor exemplificação utilizaremos o gênero notícia em seus vários veículos de circulação, pois apesar de fazerem parte do mesmo gênero, possuem funções diferentes e, por extensão, tipos dominantes diferentes.

Iniciamos a discussão sobre notícia, dessa maneira, a partir da divisão e conceituação realizada por Dela Silva (s/d). Entre suas várias funções, na:

1)    Notícia impressa:

a)    Despertam atenção do leitor;

b)    Permitem a identificação dos envolvidos;

c)    Pode ser arquivada e relida com facilidade;

d)    O leitor pode manifestar-se através de cartas;

e)    As notícias não são instantâneas

A peculiaridade essencial da notícia impressa, a nosso ver, é seu caráter de não instantaneidade, uma vez que são escritas após os fatos e muitas vezes demoram dias para sua divulgação, o que possibilita mais e melhor a elaboração do texto e a construção da imagem. Em contra partida, a notícia de rádio segue outra perspectiva:

2)    Notícia de Rádio:

a)    Notícia instantânea;

b)    A notícia é redigida para ser falada, daí sua distinção em relação a notícia de jornal impressa;

c)    São breves;

d)    Evita-se rima e aliteração.

Como visto, as notícias de rádio, são escritas para serem faladas, muitas vezes acontecem simultaneamente com os fatos e são apresentados aos ouvintes que, somente podem tirar suas conclusões a partir das orientações do locutor, com a impossibilidade de retomar, por parte dos ouvintes, o texto para compreender de maneira mais refinada. Nesse mesmo sentido, seguem as notícias na televisão.

3)    A notícia de televisão:

a)    Misturam-se imagens e sons na informação da notícia;

b)    O jornal enfatiza somente o que deseja comunicar;

c)    Não é apenas lida é interpretada;

d)    Diversas vozes;

A nosso ver, a notícia de televisão tem como principal distinção seu caráter de pluralidade de vozes e o excesso de imagens, tudo isso para conduzir o telespectador a assumir a posição do canal televisivo, diferente dos demais discutidos anteriormente, pois se utiliza ora do recurso imagético, ora das vozes de autoridades, mas sempre para direcionar o olhar para assuntos que lhes interessam.

Dos veículos discutidos até o momento, a notícia na internet, gênero que discutiremos abaixo, é o mais hibrido e, a nosso ver, o que mais possibilita a compreensão, por parte do leitor, uma vez que se constroem suas interpretações em tempo real, além de comparar sob outros aspectos a mesma notícia. Assim:

4)    A notícia da internet.

a)    É apresentada instantaneamente;

b)    Pode ser atualizado o dia todo;

c)    Não é linear, pois possui hipertextos;

d)    Resgata o assunto de maneira ampla, uma vez que se tem os links;

e)    É agrupada em pequenos blocos.  

Considerações Finais

Os gêneros são múltiplos e variados, como tal, são escorregadios quando se pretende categorizá-los, no entanto, Orlandi (1987), procurou resolver esse problema a partir dos estudos sobre os tipos, pois são de menor número e possível de reconhecê-los, a partir de sua predominância.

Para esse pequeno estudo, utilizamos o gênero notícia, para demostrar quão complexo é a categorização de um gênero, uma vez que o mesmo transforma-se através do uso em sociedade e seus múltiplos fins. Acredita-se que o conhecimento do funcionamento dos gêneros e seus veículos de transmissão podem contribuir no desenvolvimento e aprendizagem em sala de aula.

Para isso sugerimos que, em uma aula operatória, o professor demonstre o que é o gênero notícia e suas funções, utilize-se da predominância apontada por Orlandi (1987) e as orientações de Dela Silva (s/d).

Bibliografia

DELA SILVA, Silmara. A notícia em diferentes mídias. Manuscrito preparado para o curso TEIA DO SABER. Campinas, Setor de Extensão do IEL, 2007.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A Linguagem e seu Funcionamento: as formas do discurso; 2º ed. rev. e aum. - Campinas, SP: Pontes, 1987.

>>

A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA

20/09/2012 00:38

 

Personalidade é o conjunto de características psicológicas, de certa forma estáveis, que determinam a maneira como o indivíduo interage com o seu ambiente. Também podemos definir “personalidade” como “a organização integral e dinâmica do contexto formado pelos atributos físicos, mentais e morais do indivíduo, compreendendo as características hereditárias e as adquiridas durante a vida: hábitos, interesses, inclinações, complexos, sentimentos e aspirações.“

A formação da personalidade tem início a partir do nascimento. Assim, os primeiros anos de vida de uma pessoa são decisivos para a gênese de sua futura personalidade. Neste período são delineadas as principais características psíquicas, a partir da relação da criança com os pais, pessoas próximas, objetos e meio ambiente. Por isso, estas relações devem suprir todas as necessidades físicas e psicológicas da criança. A não satisfação das mesmas pode causar sérios prejuízos à formação da personalidade. Outrossim, é preciso acalentar o desenvolvimento de uma ampla gama de virtudes desde os primeiros anos de vida, em especial a temperança, que propicia a  conquista de um sentido de equilíbrio, evitando-se a exacerbação de necessidades, por um lado, e, por outro, a insatisfação de outras consideradas fundamentais. Neste contexto, além das necessidades de manutenção da vida, todos os indivíduos possuem necessidades de aprovação, independência, aprimoramento pessoal, segurança e auto-realização, onde serão desenvolvidos os valores existenciais, estéticos, intelectuais e morais.

A qualidade das relações entre pais e filhos exerce uma influência determinante na formação psicológica destes. A partir dos primeiros meses de vida, os pais e responsáveis pela criação e educação das crianças devem dedicar toda a atenção ao desenvolvimento de sua auto-estima. É imprescindível oferecer muito afeto e carinho, estimular, elogiar, motivar, para que as crianças construam sua personalidade com base em elevado amor próprio. Da mesma forma, os pequenos devem ter toda a liberdade para expressar emoções: alegria, afeto, tristeza, medo e raiva, as chamadas emoções autênticas. Se a criança for levada a reprimir suas emoções, desenvolverá uma personalidade combalida, neurótica,  plena de tensão, ansiedade, angústia, depressão.

 Desta forma, os adultos responsáveis pela formação dos futuros cidadãos devem evitar, a todo custo, dirigir-lhes palavras e tomar atitudes que possam desenvolver um baixo nível de auto-estima. Assim, não devem se valer de severidade, críticas exageradas, exigências exacerbadas. Inclusive olhares e gestos que possam produzir efeitos negativos. A mania de perfeição é outra característica que pode ser considerada doentia e resulta certamente em prejuízo à formação dos indivíduos. Por outro lado, são igualmente nocivas: a indiferença, a rejeição,   as desqualificações  (chacotas, escárnios, gozações).

 A seu turno, os pais e responsáveis devem imprimir, clara e objetivamente, certos limites e regras fáceis e simples de serem cumpridas, desde a mais tenra idade.  Não se pode deixar uma criança agir de forma totalmente desregrada e livre, sem qualquer fronteira. Inúmeros livros já foram escritos sobre o assunto, com títulos assemelhados a “Limites na medida certa”, “Colocando regras, com afeto”; ou,  “Seu filho precisa conhecer as regras do jogo da vida”. Outro aspecto é a coerência entre palavras e atitudes.  

Agora, outra questão de suma importância. Para que o desenvolvimento das crianças ocorra de forma natural e saudável: é absolutamente necessário que elas se entreguem, em grande parte de seu tempo ativo, às brincadeiras próprias de sua idade, individual ou coletivamente. Os folguedos coletivos proporcionam o relacionamento interpessoal, de ex-trema importância para a formação do caráter social do indivíduo. A livre expressão da alegria, própria das atividades lúdicas, é fundamental para a saudável formação da personalidade.

Os brinquedos, até os seis meses de idade. devem ser relacionados ao tato, ao sentir os objetos em suas formas e texturas. Além do contato físico com as mãos, o contato visual, o gustativo, o olfativo, o auditivo, são de suma importância.  A partir desta primeira fase, é preciso oferecer às crianças brinquedos com certas características: cores vivas, formas interessantes, sons refinados, aromas adequados. Após o primeiro ano de vida, o que ganha importância são os carrinhos, os bonecos que se movem e também a música – seqüência de sons harmônicos e melodiosos. Em seguida, vêm todos os objetos e ações que adestram a imaginação e despertam o senso de criatividade.

Assim, formado o embasamento sólido e saudável da personalidade, nos primeiros anos, pode o indivíduo, no decorrer de sua existência, ampliar suas capacidades e habilidades, enriquecer seu caráter, e, num processo permanente de desenvolvimento pessoal,  experimentar uma vida plena de sentido e felicidade.                                                        

                                                                                                                            Paulo Ballestero Coordenador Pedagogico Peralta

>>

Entrevista realizada no SESI-SP Osasco: José Morales Fernandes, a coordenação e os atletas falam sobre a luta Greco Romana.

13/09/2012 14:37


Entrevista realizada no SESI-SP Osasco nos dias 13/09/2012: José Morales Fernandes, a coordenação e os atletas falam sobre o esporte, metas e sonhos.

Por Fábio O Santos, Sandra Pacitti e Elisabete Rodrigues.

Foto 1: Equipe Sesi.

Fonte: Sesi.

Foto 2: Atletas e Alunos.

5

Fonte: Acervo da Escola Francisca Lisboa Peralta.

Introdução.

Os atletas da luta Greco Romana e Luta Livre, treinados pelo técnico José Morales Fernandes, o melhor técnico na atualidade do Brasil e, diga-se, um dos melhores técnicos do mundo, realizam a preparação para disputarem torneio no Canadá.

Em meio às enormes quantidades de treinamento a coordenação, o treinador, a equipe e todos os atletas concederam entrevista exclusiva aos alunos da E.E Professora Francisca Lisboa Peralta. Entre os diversos atletas, todos de Osasco, existem profissionais olímpicos que estudam nas escolas da região, como no caso do atleta Ramilo Silva da Paz, aluno da E.E. Educador Paulo Freire.

Segundo Thaise Guimarães de Oliveira, coordenadora de lazer e esporte do SESI, o clube proporciona a melhor estrutura para os atletas desde as categorias infantis, que também são treinados no próprio clube pela treinadora Rafaela. “A preparação é dura e perdura, minimamente, por 4h diárias de técnica e no contra período a preparação física”, diz Thaise. O objetivo é termos atletas que representarão o Brasil em 2016.

Todo esforço é válido, dizem os atletas, “o esforço é recompensado e ao final ainda podemos competir pelo país defendendo nossa Bandeira Nacional e, acima de tudo, a nação brasileira”.

O Técnico José Morales Fernandes e todos os atletas falam sobre a modalidade no Brasil.

José Morales: Nosso projeto no Sesi Escola tem o objetivo de participar dos jogos olímpicos que acontecerão no Brasil em 2016. Faz três anos que no SESI-SP temos a melhor equipe do país. Esse trabalho inicia-se na base e procuramos investir o máximo para que os atletas sejam os melhores.

Sentimo-nos orgulhosos com o trabalho que estamos desenvolvendo com os atletas, os melhores de todo o país, somente pode acontecer isso com o apoio do SESI. Veja, aqui temos atletas do nível de Aline da Silva Ferreira, reconhecida nacionalmente e internacionalmente.

Aline da Silva Ferreira: Faz 10 anos que estou na luta, porém iniciei no judô, mas hoje, faz três anos e meio que estou no clube e através do incentivo, apoio, estrutura, trabalho sério que o Sesi nos proporciona podemos lutar e representar nosso país, além de atingir nossos sonhos e objetivos.

Foto 3: Confraternização.

Fonte: Acervo da Escola Francisca Lisboa Peralta.

Gil Leon: Sou atleta da Greco Romana, estou no clube escola faz três anos, o esporte no Brasil, como um todo, vem crescendo e isso nós podemos perceber com o retorno das medalhas. Quanto a estrutura do Sesi, caso não houvesse esse incentivo jamais atingiríamos o mais alto nível, além disso, o desenvolvimento inicia-se cedo, como foi o meu caso, aqui a garotada pode iniciar os treinamentos com a professora Rafaela da escolinha do SESI SP atletas do futuro.

Rafael Aparecido Jesus: Iniciei no SESI-SP, aos 4 anos de idade e passei por diversas categorias, isso somente foi possível com apoio e incentivo do clube e da escola, hoje tenho a plena convicção que atingiremos o mais alto nível e sem dúvida me tornarei um dos melhores atletas do país antes da olímpiada de 2016.

Foto 4: Confraternização.

Fonte: Acervo da Escola Francisca Lisboa Peralta.

Ramilo Silva da Paz: Comecei em uma sede de treinamento de um vereador, porém inicie os treinamentos em outro esporte, mas sempre frequentei o Sesi, passei por diversas categorias, inclusive futebol e atletismo. Em 2010 recebi o a proposta do professor Alejo Morales para treinar a luta Greco Romana, com o tempo comecei a treinar intensamente e comecei a participar de campeonatos nacionais e internacionais conquistando diversas medalhas, inclusive em campeonatos Estaduais, nacionais e Pan-americanos. Acho que o jovem, independente do problema que enfrente jamais deve desistir, porque a esperança é a última que morre e eu sou exemplo disso.

Foto 5: Equipe Sesi.

Fonte: Sesi.

>>

DIA DO SARESP NA ESCOLA

12/09/2012 08:33

 

A Diretora da EE Francisca Lisboa Peralta, Professora Daniela Yuri, no uso de suas atribuições convoca todos os Professores do corpo escolar e convida os senhores pais e responsáveis dos alunos, como toda a comunidade interessada, para participarem do: "DIA DO SARESP NA ESCOLA" - Dia 14/09/12 em dois horários; Manhã das 8:30 às 12:30hs e noite 19:00 às 23:00hs - Não haverá aulas nesta data.
Daniela Yuri

>>

Siga o Peralta no Twitter

11/09/2012 23:28

Endereço do Peralta no twitter

 

@ProfPeralta

>>

Entrevista com o professor de Judô Adriano Lima Silva da escola João Euclides Pereira.

11/09/2012 23:11

 

Entrevista com o professor de Judô Adriano Lima Silva da escola João Euclides Pereira.

Realizada nos dias 30/08/2012.

Elizabete: Qual seu nome e sua idade?

Adriano: Adriano Lima Silva, 28 anos.

Elizabete: Quando você iniciou no judô?

Adriano: Iniciei com quatro anos de idade.

Elizabete: O que levou você a praticar o judô?

Adriano: Por incentivo dos pais, uma vez que aos quatro anos de idade eu era uma criança muito agitada e por isso meus pais me colocaram no judô.

Elizabete: Quais as dificuldades que você teve em sua carreira?

Adriano: Não tive muitas dificuldades quando criança, as dificuldades apareceram depois, quando já tinha mais idade.

Elizabete: Em algum momento pensou em desistir? Por quê?

Adriano: No segundo ano da faculdade pensei em parar, pois trabalhava e treinava ao mesmo tempo. Devido à distância percorrida.

Elizabete: Você já participou de um campeonato? Qual?

Adriano: Sim, com seis anos de idade conquistei campeonatos paulistas, regionais, estaduais entre outros.

Elizabete: Já sofreu algum acidente no judô?

Adriano: Em 2010 tive uma lesão no joelho em uma competição nacional.

Elizabete: Já conquistou alguma medalha? Quais e quantas?

Adriano: Sim, conquistei mais de trezentas medalhas em campeonatos regionais, paulistas e estaduais.

Elizabete: Qual a faixa etária para as crianças iniciarem à pratica do judô?

Adriano: O ideal é iniciar com 4 a 6 anos de idade.

Elizabete: Você teve incentivo da família?

Adriano: Sim, dos meus pais, amigos e minha avó que mesmo hoje ainda participa do judô.

 

Professor Fábio O. Santos

Alunos (as) do 1º TG.

Márcia Dias de Oliveira Mazini.

Ana Cristina Pereira Del Rio.

Fernanda do Carmo da Silva.

Elizabete da Silva Machado.

Charles Antônio de Araújo.

Maria Rosineide Torres da Silva.

>>

JUCO 50 ANOS FORMANDO CIDADÃOS

10/09/2012 17:59

50 ANOS FORMANDO CIDADÃOS

JUCO

Educação, Disciplina, Civismo e Educação para qualificação profissional

 

Juventude Cívica de Osasco – JUCO - Agente de Integração Empresa Escola, presidida pela Educadora Profª Daniela Yuri Barbosa de Andrade Cunha,tem como objetivos a Educação, Disciplina, Civismo e Educação para Qualificação Profissional de adolescentes da cidade de Osasco, na faixa etária de 16 à 18 anos, na condição de alunos estagiários e, 16 à 22 anos, na condição de alunos aprendizes.

Após a inscrição e a seleção para nova turma, através de uma prova aplicada na sede da JUCO, os adolescentes são admitidos como aspirantes a aluno estagiário, aos quais é ministrado um curso com palestras sobre temas atuais por profissionais de diversas áreas e aulas práticas de Informática, de panificação, entre outras, por um período de quatro meses. Ao final do curso, é aplicada um prova aos aspirantes para avaliar o grau de aprendizado adquirido, quando então, recebem o uniforme da instituição, tornando-se alunos estagiários, sendo encaminhados, de acordo com a avaliação, às empresas ou repartições públicas.

A JUCO promove três cursos de Educação para qualificação profissional ao ano, com 200 horas/curso, com palestras sobre Cidadania; Educação ambiental; Nutrição; ECA– Estatuto da Criança e do Adolescente; Código Civil;Proerd; Educação para o Trânsito; Comportamento humano;Psicologia e Adolescência; Técnicas de Estudo e Liderança,Informações profissionais; os Três Poderes da República,Regulamento disciplinar; Língua Portuguesa; Uso da Internet; entre outros temas. O curso é ainda acompanhado de vídeos educativos, debates e trabalhos em equipe.

Convênios - A JUCO é uma ONG – Organização Não-Governamental consolidada, uma Escola de Cidadania, que mantém convênio com mais de 120 empresas na cidade de Osasco, em Alphaville/Tamboré e na Capital, como, por exemplo: Alstom, Anaconda, GE oil, CNC, Nunes Imóveis,entre outras pequenas e médias empresas, além da Prefeitura, Câmara Municipal de Osasco, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e órgãos do Poder Judiciário. São aproximadamente 1000 alunos estagiários que seguem um regulamento disciplinar; além dos alunos aprendizes.

No seu trabalho social, a JUCO oferece aos alunos adolescentes matriculados, o treinamento para capacitação, alimentação,assistência odontológica, oferecendo embasamento disciplinar e preparando o cidadão para a vida e para o mercado de trabalho.

Requisitos:   Aluno aspirante - Morar e estudar em Osasco;ter 15 anos e meio à 16 anos e meio na inscrição; cursar o Ensino Médio; realizar processo seletivo e ser classificado para o Curso de Aspirantes.

                        Aluno aprendiz - Ter de 16 anos à 22 anos; estar estudando Ensino Médio ou Superior; apresentar Currículo,participar de Entrevista na Empresa.

 

Fonte: Revista JUCO 50 Anos-Edição Comemorativa -Abril/2012

>>

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

10/09/2012 17:57

ARTIGO

Prof. Daniela Yuri Barbosa de A. Cunha*

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS - QUEM SÃO ELES?

Os alimentos transgênicos ou também chamados de alimentos modificados são os alimentos criados em laboratórios com a utilização de genes (código genético ou fragmento de DNA) de espécies diferentes, de animais, vegetais ou até microorganismos.

Estas modificações genéticas surgiram graças à Engenharia Genética, que é uma ciência responsável pela manipulação das informações contidas no código genético dos organismos.

Os primeiros vegetais transgênicos começaram a ser liberados para o plantio na década de 1980, porém ainda há muita polêmica na liberação comercial dos alimentos transgênicos, pois não temos estudos conclusivos que permitam averiguar ou descartar prováveis riscos à saúde dos consumidores.

No mundo todo, pesquisadores e cientistas estão desenvolvendo pesquisas sobre quais são as reais consequências da utilização de alimentos genéticos no organismo humano e no meio ambiente, porém algumas discussões já foram disseminadas.(Veja abaixo):

PONTOS POSITIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Aumento da produção de alimentos;

Melhoria do conteúdo nutricional e desenvolvimento de alimentos que teriam fins terapêuticos;

Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.

PONTOS NEGATIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Aumento das reações alérgicas dos alimentos;

As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois as transgênicas são mais resistentes às pragas e agrotóxicos;

Aumento da resistência aos agrotóxicos, gerando maior consumo deste tipo de produto;

Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode também matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.

Diante de tantas discussões, seja no meio científico ou em organizações governamentais, se faz necessário investir em estudos/pesquisas quanto à real segurança de consumirmos os alimentos transgênicos, para não corrermos o risco de afetar a saúde do ser humano e destruir o nosso meio ambiente.

>>

"Os Livro": uma pequena crítica.

09/09/2012 12:24

 

Desde a faculdade aprendemos que se deve respeitar a língua que o indivíduo traz internalizada, uma vez que em algum grau, também é respeitar a história individual da pessoa, deve-se isso à historiografia. Ponto de vista que nem sempre é respeitado, pois existe uma insistência vinda de diversos setores econômicos que dizem ao contrário.

 




>>

História do Direito.

07/09/2012 13:29

 

Historicamente todas as potências econômicas, culturais, políticas entre outras, ao menos as civilizações antigas, em algum momento sofreram um declínio ou a ruína. A história, como ciência, procura responder estas questões.

>>
<< 14 | 15 | 16 | 17 | 18 >>

O Egito Antigo (Resenha)

PLANEJAMENTO HABITACIONAL: “O CASO DA ZONA NORTE DO MUNICÍPIO DE OSASCO” MONOGRAFIA

01/08/2012 10:28
Os problemas enfrentados em nossa cidade é sábido por todos, desde aos moradores aos políticos, porém é tarefa essencial dos próprios habitantes construirem um local melhor para conviverem. Em 2011 realizamos pesquisa no Bairro do Morro do Socó, o objetivo foi justamente este, além de levantar...
>>

A interatividade: a utilização e construções de blogs e sites como meio de aprendizagem.

01/08/2012 10:22
  A discussão sobre as ferramentas para aprendizagem são essenciais para a escolha e organização de trabalho, não raro, são tão importantes quanto o próprio conteúdo. No mês de maio de 2012, demos início ao projeto que procura desenvolver a aprendizagem por meio da interação tecnológica....
>>

O Egito Antigo (Resenha)

01/08/2012 02:27
  Já muitos disseram que para a formação humana, nada mais prudente é que estudar a própria civilização, para nós, uma das bases essenciais é conhecer e reconhecer os hábitos e cotidianos de um povo. Fato que por si é incontestável. Sob essa perspectiva, a nosso ver, a civilização egípcia...
>>

Seção:

JORNAL PERALTA.

1º Edição: Outubro de 2012, Ano 1, N.1.

2º Edição: Novembro de 2012, Ano 1, N. 2.

3º Edição: Dezembro de 2012, Ano 1, N. 3.

4º Edição: Março de 2013, Ano 2, N. 4.

5º Edição: Abril de 2013, Ano 2, N. 5.

6º Edição: Maio de 2013, Ano 2, N. 6. Edição de comemoração.

7º Edição: Fevereiro de 2014, Ano 3, N. 7.

 Psicologia da educação , 27/09/2015.

Resenhas

Platão e a carne sobre a carne

15/11/2014 09:16
  Platão e a carne sobre carne.pdf (79422) Fábio Oliveira Santos A dinamicidade da vida é algo...
>>

O Sapato Velho e os Transformes: a vingança dos derrotados.

15/11/2014 08:53
  O_Sapato_Velho_e_os_Transformes.pdf (202500) Fábio Oliveira Santos Uma análise comparativa...
>>

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.